Curso de Extensão: “Epidemia, História e Saúde Pública: estudos históricos em tempos de COVID-19”.

Em março de 2020, com o anuncio da pandemia pelo COVID-19, diferentes setores de saúde pública têm se mobilizado para a gestão dessa situação e, para isso, nós do Observatório de Saúde Coletiva criamos um curso de extensão. A proposta é analisar determinados conhecimentos e práticas de saúde pública sobre epidemias, sobretudo, a emergência de medidas de prevenção direcionadas a população e a cidade, bem como os seus efeitos sociais e políticos.

 
O curso é organizado por módulos e abrange:
- O surgimento de um saber-fazer da saúde pública sobre epidemias, como surgiram as medidas de prevenção e como estão articuladas a um tipo de organização da cidade; e como este saber-fazer da saúde pública se insere no contexto brasileiro. 
- A analise de diferentes lugares sobre a ciência em contextos de epidemias. 
-  Como as relações de desigualdade permeiam as epidemias, explorando como o patriarcado e o racismo se constituem como elementos centrais para compreendermos os efeitos sociais e políticos da epidemia.

 O Curso de extensão ocorre nas terças-feiras de 18h às 20h.

Capacitação interna: “Pesquisa qualitativa e modos de produzir conhecimentos”

Nosso trabalho de sistematizar, analisar e produzir conhecimentos requer alinhamentos teórico-metodológicos da equipe do OBESC que é composta por diferentes cursos, disciplinas e profissionais. Dentre os diversos modos de conhecer, a pesquisa qualitativa orienta nossos estudos sobre a experiência local da pandemia.

 

Assim, às quartas de 19 às 20:30 acontece o encontro para aprendermos juntos sobre abordagens e métodos para subsidiar nossa  atuação no OBESC, articulando pesquisa, ensino e extensão. A pesquisa narrativa, história oral e história de vida, análise de documentos, diário de campo e observação, memória, escrita criativa e escrita científica são alguns dos temas da capacitação. Professores e alunos do OBESC e também convidados de outras universidades são interlocutores nestes momentos de aprendizagem coletiva.

Capacitações com profissionais da saúde

A Sala de Formação em Saúde e Acolhimento tem trabalhado com capacitações e formações com os profissionais da Atenção Primária à Saúde de São João del Rei e região, tendo também realizado encontros com profissionais da Assistência Social. O início dos trabalhos foi em Abril. Desde o começo, a dinâmica do grupo tem sido a realização de web-conferências semanais, que têm ocorrido às quartas-feiras, às 14h, pela plataforma Google Meets. A comunicação com essas equipes de saúde tem sido feito através de um Grupo de Avisos no Whatsapp, chamado “Sala de Formação - OBESC”, que conta, atualmente, com cerca de 70 profissionais de saúde da região.

 

Desde então, já ocorreram 14 formações. As temáticas abordadas até o momento foram: 

  • Orientações aos Agentes Comunitários de Saúde para segurança durante o trabalho, acolhimento e estratificação de gravidade

  • Acompanhamento telefônico de casos suspeitos de COVID-19 e introdução ao teleatendimento

  • Isolamento domiciliar de suspeitos de COVID-19: o papel fundamental da aps,

  • Fluxograma da Microrregião de Saúde para acompanhamento dos casos suspeitos de COVID-19

  • Saúde mental em tempos de COVID-19

  • Violência doméstica em tempos de COVID-19

  • Atenção às Gestantes e pessoas com doenças crônicas na APS diante da pandemia de COVID – 19

  • Atividades físicas em tempos de COVID – 19

  • Desmistificando o coronavírus: aspectos clínicos e principais perguntas e fatos sobre a COVID-19

© 2020 por Observatório da Saúde Coletiva. Criado com Wix.com

Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Dom Bosco, Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei (MG).  

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now