top of page

CURSO DE EXTENSÃO (2020):                                                                             
Epidemia, História e Saúde Pública: Estudos históricos em tempos de COVID-19.

101539178_278452490196672_14050168194387

Desde março de 2020, com o anúncio da pandemia do COVID-19, diferentes setores de saúde pública têm se mobilizado para a gestão dessa situação e, para isso, nós do Observatório de Saúde Coletiva criamos um curso de extensão. A proposta é analisar determinados conhecimentos e práticas de saúde pública sobre epidemias e, sobretudo, a emergência de medidas de prevenção direcionadas à população e à cidade, bem como os seus efeitos sociais e políticos.

 
O curso é organizado por módulos e abrange:


O surgimento de um saber-fazer da saúde pública sobre epidemias, como surgiram as medidas de prevenção, como estão articuladas a um tipo de organização da cidade e como este saber-fazer da saúde pública se insere no contexto brasileiro;


A análise de diferentes localidades sobre a ciência em contextos de epidemias;


Como as relações de desigualdade permeiam as epidemias, explorando como o patriarcado e o racismo se constituem como elementos centrais para compreendermos os efeitos sociais e políticos da epidemia.

​

O curso de extensão ocorria às terças-feiras de 18h às 20h.

Formação interna da equipe OBESC:
Pesquisa qualitativa e modos de produzir conhecimentos.

Nosso trabalho de sistematizar, analisar e produzir conhecimentos requer alinhamentos teórico-metodológicos da equipe do OBESC que é composta por diferentes cursos, disciplinas e profissionais. Dentre os diversos modos de conhecer, a pesquisa qualitativa orienta nossos estudos sobre a experiência local da pandemia.

 

Assim, às quartas de 19 às 20:30 acontece o encontro para aprendermos juntos sobre abordagens e métodos para subsidiar nossa  atuação no OBESC, articulando pesquisa, ensino e extensão. A pesquisa narrativa, história oral e história de vida, análise de documentos, diário de campo e observação, memória, escrita criativa e escrita científica são alguns dos temas da capacitação. Professores e alunos do OBESC e também convidados de outras universidades são interlocutores nestes momentos de aprendizagem coletiva.

FORMAÇÃO NA SAÚDE (2020):
Encontros formativos com profissionais da saúde e assistência social

A Sala de Formação em Saúde e Acolhimento tem atuado na formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde de São João del Rei e região, tendo também realizado encontros com profissionais da Assistência Social. O início dos trabalhos foi em abril. Desde o começo, a dinâmica do grupo tem sido a realização de web-conferências semanais, que têm ocorrido às quartas-feiras, às 14h, pela plataforma do Google Meet. A comunicação com essas equipes de saúde tem sido feita através de um grupo de avisos no Whatsapp, chamado “Sala de Formação - OBESC”, que conta, atualmente, com cerca de 70 profissionais de saúde da região.

 

Desde então, já ocorreram 14 encontros formativos e as temáticas abordadas até o momento foram:

 

Orientações aos Agentes Comunitários de Saúde para segurança durante o trabalho, acolhimento e estratificação de gravidade;

​

Acompanhamento telefônico de casos suspeitos de COVID-19 e introdução ao teleatendimento;

 

Isolamento domiciliar de suspeitos de COVID-19: O papel fundamental da APS;

 

Fluxograma da microrregião de saúde para acompanhamento dos casos suspeitos de COVID-19;

 

Saúde mental em tempos de COVID-19;

 

Violência doméstica em tempos de COVID-19;

 

Atenção às gestantes e pessoas com doenças crônicas na APS diante da pandemia de COVID-19;

​

Atividades físicas em tempos de COVID-19;

 

Desmistificando o coronavírus: Aspectos clínicos e principais perguntas e fatos sobre a COVID-19.

​

FORMAÇÃO COM COMERCIÁRIOS (2020):
Capacitação para prevenção ao COVID-19 

WhatsApp Image 2020-06-29 at 11.46.29.jpeg

O Observatório de Saúde Coletiva criou uma capacitação para comerciários e comerciantes de São João del-Rei e região. Nesta atividade, dicas de como ampliar a prevenção à COVID-19 e o distanciamento social são dadas para comerciários e comerciantes.

 

A capacitação foi realizada em grupos virtuais, pelo período de uma hora apenas com agendamento prévio. Neste horário, apresentamos as formas corretas de higienizar EPIs, equipamentos como máquinas de cartão ou dinheiro e até como manter o ambiente preparado para as dinâmicas de distanciamento social.

 

O governo de Minas criou um plano de reabertura das atividades e as informações podem ser acessadas a seguir: https://www.mg.gov.br/minasconsciente

divulgacao capacitacao (2) (1).png
bottom of page