A pandemia e o
Observatório de Saúde Coletiva
O Observatório de Saúde Coletiva surgiu na UFSJ em 2020 a partir da iniciativa de professores e estudantes do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e do Observatório Urbano de São João del-Rei com o objetivo de acompanhar e desenvolver ações frente à pandemia de COVID-19 na região de São João del-Rei.
O observatório, como articulador de projetos e ações na cidade, atua em diversas frentes ligadas ao campo epidemiológico, sanitário e assistencial com ações de difusão de informações confiáveis e formação de profissionais de saúde e da população em geral. Assim, já em seu primeiro ano de atuação, o observatório voltou-se para análise situacional da pandemia na região, colaboração com os gestores na elaboração de estratégias sanitárias e fluxos de atenção, articulação de redes assistenciais e ações solidárias para proteção social, capacitação dos trabalhadores do SUS da cidade e acolhimento psicológico online aos profissionais de saúde atuantes na região. Ademais, durante este período, registramos a experiência da pandemia no Brasil em narrativas de cuidado, diários de isolamento, gráficos de adoecimentos, estudos técnicos e linhas do tempo.
Em 2021, o observatório tornou-se um Programa de Extensão Universitária e, com parceiros, mais integrantes e vinculado ao NESC-UFSJ, continuamos atuando na formação de profissionais e educação em saúde, no fortalecimento do SUS, na produção de conhecimentos científicos no campo da saúde coletiva e desenvolvendo ações de solidariedade e proteção social de populações vulneradas.