O Observatório

O Observatório de Saúde Coletiva (OBESC) é uma iniciativa de professores e alunos do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ (NESC) e do Observatório Urbano de São João del-Rei e que tem por objetivo o desenvolvimento de ações para o enfrentamento da pandemia de coronavírus na região de São João del Rei.

Ações

Esses parceiros aliaram-se para desenvolver ações conjuntas em diversas frentes, desde aquelas ligadas ao campo epidemiológico, sanitário e assistencial até aquelas voltadas à difusão de informações confiáveis tanto para a população quanto para os profissionais de saúde. As primeiras frentes de atuação do OBESC têm se voltado à formação de profissionais da atenção básica em saúde, análise situacional da pandemia na região, difusão de informações adequadas ao enfrentamento da crise, acolhimento psicológico e emocional dos profissionais de saúde atuantes na região, articulação de redes assistenciais e colaboração com os gestores na elaboração de estratégias de enfrentamento e fluxos assistenciais. Também têm sido estruturadas ações de solidariedade social e proteção a populações vulneráveis, mobilização social para defesa do SUS e atividades de ensino e pesquisa sobre os temas relativos à pandemia, seus impactos e seu enfrentamento.

Salas

O OBESC está organizado em quatro “salas” de atuação: Sala de Situação, Sala de Solidariedade e Proteção Social, Sala de Formação em Saúde e Acolhimento e Sala de Comunicação. As salas funcionam de maneira autônoma, porém articuladas, todas pautadas pelos princípios da ética, da solidariedade, da dignidade humana e do direito universal à vida e à saúde.

Sala de situação

A Sala de Situação faz o acompanhamento dos dados e das políticas de saúde para combate a Covid-19 no âmbito nacional, estadual e municipal e pesquisas sobre a percepção da população a respeito da pandemia no nível local/regional, além da aplicação de questionário, entrevistas com informantes-chave e coleta de narrativas em redes sociais.

 

A sala está promovendo capacitações para equipe sobre Metodologias Qualitativas que ajudarão nas pesquisas do OBESC, além do curso de extensão: “Epidemia, História e Saúde Pública: estudos históricos em tempos de COVID-19”.

Sala de Solidariedade e Proteção Social

A Sala de Solidariedade promove ações na comunidade pensando além da área da saúde. Como assim? Saúde não é só um bem estar biológico e, com isso, a sala busca mapear, articular, potencializar ações de solidariedade e proteção social pensando as fontes de renda da população e de comunidades marcadas pela informalidade e pela precarização das condições materiais de existência

Sala de Formação em Saúde e Acolhimento

Essa Sala realiza por meio de  Plantões de acolhimento psicológico para os profissionais de saúde, capacitação técnica às equipes de atenção básica e saúde da família de SJDR e região; e Apoio às secretarias de saúde dos municípios da região onde trabalham os residentes!

E o melhor de tudo: o plantão é online e gratuito, e, para todos trabalhadores da saúde, incluindo assistentes sociais e servidores administrativos. O GT de Articulação de Redes auxilia nos fluxos dos atendimentos, na organização do Centro de Triagem e também na capacitação de todos profissionais que atuarão neste serviço.

A divulgação das formações ocorre por um Grupo de Whatsapp “Sala de Formação - OBESC”; Se você conhece algum profissional de saúde que queira participar das capacitações, envie o link do grupo: https://chat.whatsapp.com/Jpx0yVLewsq9PmyNdnDvYU

Sala de Comunicação

Essa sala é responsável por manter atualizadas todas nossas redes sociais com os dados produzidos pelas demais salas do Observatório. Também é responsáveis pelas entrevistas e informações gerais sobre o funcionamento do projeto para rádios da cidade e portais de notícias; articulação de comunicação comunitária, com carros de som difundido informações de enfrentamento à pandemia (em parceria com os sindicatos) e paróquias locais .

Além disso, a Sala de Comunicação tem suas próprias produções teóricas, como o Projeto de Capacitação dos Comerciários, em que está sendo produzida uma Cartilha de Capacitação aos empregadores e funcionários sobre as recomendações essenciais para quando a reabertura dos comércios ocorrer. 

Nossos parceiros

© 2020 por Observatório da Saúde Coletiva. Criado com Wix.com

Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Dom Bosco, Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei (MG).  

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now