top of page
  • Nesc

Encontros férteis

Atualizado: 23 de abr. de 2021


Foto:cacto-estrela, primeira vez florindo. Lembranças de quando era bolsista na Apadeq no projeto de extensão do ateliê de cerâmica. Registro da autora.



2020: pandemia. Trancada em casa. Estranho, estranho, estranho momento. Nem Freud, nem Goffman e nem Simmel conseguem dar sentido a esse estranhamento. Esquisitices que foram acontecendo nesses longos meses em recolhimento. Primeiro luto vivido; mais uma hóspede canina em casa, mais um amor pra conta; um projeto de extensão; um estágio de pesquisa em psicanálise e arte; mais alguém pra amar; questões ambientais relacionadas ao descarte de lixo e consumismo viraram pautas de trabalho; pessoas que se foram e o reinventar-se no contato com o outro e nos modos de aprender. Tudo isso intergalaticamente interligado, conectado, juntinho e misturado. De repente sou convidada a escrever, falar, ser escutada, fazer a minha palavra ser entendida. E nesses momentos que parecem uma realidade alternativa me vejo falando sobre narrativas em um espaço de construções coletivas em que fui acolhida e que tenho a possibilidade de parir ideias e movimentos livremente. Meu útero vibra com toda a liberdade da criação. Ocupamos alguns territórios de livre e espontânea vontade, noutros somos obrigadas a estabelecer vínculos. Essa experiência entre o obrigatório e o voluntário dá cria a uma vivência onde posso partir daquilo que me é demandado para aquilo que posso gestar e compartilhar. Conectar disciplinas da graduação, especificamente aquelas onde há espaço para criar coletivamente, com o voluntariado no projeto SJDR Lixo Zero tem gerado frutos saborosos. Em breve espero poder compartilhar mais e mais de toda a experiência vivida entre campos tão distintos e tão entrecruzados.

Lidiane Campos Villanacci, graduanda em psicologia. Essa narrativa diz respeito a minha participação voluntária no projeto SJDR Lixo Zero e a experiência vivida na disciplina Grupos e Instituições no Ensino Remoto Emergencial da UFSJ (2020). Ao falar sobre narrativas para as coordenadoras do projeto, elas me pediram para falar sobre entrevistas narrativas para o nosso grupo de voluntárias. Foi um encontro muito interessante e muito frutífero [24 de fevereiro de 2021].


37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page