top of page
  • Nesc

NETETIQUETA ou WEBETIQUETA [Verbete]


Linha sobre tela, de Maria Clara Mendes, acadêmica da UFSJ. Mais trabalhos podem ser encontrados em seu ateliê virtual: @piquiborda.


Netetiqueta é seguir regras que ninguém sabe direito quais são; o maior evento social em tempos de isolamento; é todo um planejamento que dura de um pouco antes da aula até o fim dela; sair do sofá, ir para a mesa (ou cama); programação; a aula é as 16 horas; ajeita-se o cabelo; olha-se no espelho; será que eu troco de roupa; vou ficar de pijama, ninguém vai notar; pego meu lanche agora ou depois; será que a aula vai demorar; não peguei meu lanche; a aula começou; eu deveria ter trocado de blusa, essa daqui parece um pano velho; leio uma mensagem no whatsapp e tento não rir; foco nx professorx; será que eu faço essa pergunta no chat ou no microfone; será que vale a pena estar com a câmera ligada; queria estar olhando meu twitter; vou mandar a pergunta no chat, no microfone pode ser inconveniente; será que x professorx vai me entender; mandei minha pergunta; está confusa, acho que deveria ter escrito de outra forma; sorrio para x professorx; obrigada por responder, entendi sim a explicação :) ; acho que vou desligar a câmera; vou pegar meu lanche; será que se eu mexer muito no cabelo eles vão notar; meu deus, assim parece que eu sou um robô; estou com saudade dos meus colegas; será que eles não estão ligando a câmera pelo mesmo motivo; entrei no twitter; agora sim estou vendo meus colegas; será que eu deveria estar também com uma caneta na mão e anotando as coisas; a aula está acabando; obrigada pela aula; saio da mesa e volto pra cama; essa roupa realmente é muito confortável.

Indicações: série da Globo “Diário de um Confinado”; livro de José Saramargo “Ensaio Sobre a Cegueira”.


Ana Rita Silva, 19 anos, Belo Horizonte, aluna do 1º período de Psicologia da UFSJ. 23 de fevereiro de 2021. Os verbetes do Ensino Remoto Emergencial foram desenvolvidos durante a disciplina Narrativas e Cuidado em tempos de isolamento.

40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page