1.Tempo: mediação de intervalos ou períodos de duração; espaço: extensão indefinida que contém e envolve o ser e o objetificado; e aprender: começar a compreender melhor, usualmente pelas vivências e sensibilidades.
2. O tempo e o espaço são as ferramentas essenciais para a aprendizagem. Se bem usados, podem trazer grandes resultados. Importante frisar que aprendizagem além de disciplina e organização, pede repouso, tempo e espaço para recuperar as energias.
3. O tempo e espaço de aprender é algo que cada pessoa vai desenvolvendo através de suas vivências, por isso é necessário observar os horários que o estudante se sente mais disposto para as leituras, escritas e pausas para recuperar o fôlego. É importante estarmos atentos aos estímulos e a rotina onde seus estudos acontecem para gerenciar melhor seus horários.
4. Bem organizado, o estudante conseguirá assistir às aulas, ler os textos e compreender o conteúdo. A falta de organização pode gerar finais de semestres tumultuados e mais cansativos do que deveriam ser.
5. Atravessamentos bons e ruins podem acontecer nesse lugar de aprendizagem. Precisamos estar preparados e saber que às vezes as coisas podem sair do controle. O local de aprendizagem também precisa ser um lugar de acolhimento.
Sugestão de leitura:
DINIZ, Debora. 2012. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. Brasília: Letras Livres
Lidiane Villanacci, graduanda no curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Verbete desenvolvido na disciplina Narrativas e Cuidado em Tempos de Pandemia [UFSJ, 2021].
Fotografia de Nataniel Kaoru, acadêmico da UFSJ. Mais fotografias podem ser encontradas em seu instagram @natakaoru.
Comments