top of page
  • Nesc

40. Arremate


Charge por Guto Respi. Mais trabalhos podem ser encontrados em seu instagram

(@gutorespi) ou site (gutorespi.com) .


Esses dias estive pensando em como somos flexíveis, elásticos, adaptáveis. A gente se ajeita. Até outro dia, grande parte das pessoas nunca tinha sequer vestido uma máscara e hoje, veja só, é quase tão necessário e indispensável como aquilo que nos calça o pé. Seja tênis, seja chinelo. É incrível como a gente muda, se ajusta, se amolda rápido. Hoje pela manhã fui buscar pão na padaria do centro e fui no carro do meu falecido avô. No painel vi a máscara que ele usava. Fiquei pensando em como para ele era difícil usar, mas mesmo assim, mais por uma pressão social do que por um medo genuíno da situação, ele usava. Falava com alegria e graça: “esse corona ta me coronando” pra se referir ao quanto a máscara o deixava com a sensação de sufocamento, desconforto. É... a pandemia foi surrupiando aos poucos nosso velho modo de andar a vida, como diria Canguilhem. Mas seguimos, trôpegos, confusos, ansiosos pela “normalidade”. Eu adoro essas aspas bem postas e esse questionamento cada vez mais universal sobre à que “normal” voltaremos. Que formato é esse, tão regular, ex-cotidiano nosso, sobre o qual falamos um tanto quanto saudosos? Que amenidades são essas que hoje nos parecem negadas? A verdade é que, penso eu, normalidade a gente cria por conveniência ou certo comodismo com notas de egoísmo antropoceno. Isso até que surge os sinais de esgotamento vindos do nosso constante empenho capitalista em romper o metabolismo social-natural. Aliás, os sinais de esgotamento a gente ignora. Ignora, despreza, relega. Até que vem um arremate, como a covid têm sido. Um arremate da nossa normalidade. Um arremate doloroso, com muitas perdas, de vidas e de dignidade humana de muitos (haja vista o desemprego, a negação de direitos, a pobreza...). Mas ainda sim, um arremate. E que bom que somos flexíveis ou tentamos ser.


[Diário produzido por Lara Canaã Marzano. Estudante de medicina da UFSJ. Integrante do OBESC e participante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC). Escrito em 28 de setembro de 2020].


Como citar: MARZANO, Lara. Arremate, publicado em 13 de outubro de 2020. Disponível em: https://saudecoletiva.ufsj.edu.br/.



101 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page