top of page
  • Nesc

Afeto que faz falta



Foto: Arquivos familiares da autora. Na foto estão sua irmã, seu avô e a autora do diário. Foto tirada em Itajubá, sul de Minas Gerais.



Pandemia era só uma palavra distante, coisa que um professor no ensino fundamental disse que nunca iriamos viver porque a ciência avançava cada dia mais nas pesquisas, vacinas etc. De repente as aulas pararam, as caminhadas com os amigos pelo centro de São João del-Rei deixaram de acontecer, o café que eu gostava tanto de ir já não existe mais e as visitas aos meus avós, que já eram tão raras devido à distância, cessaram. Foi preciso reelaborar as formas de estar com os amigos, aprender malhar assistindo vídeos pelo PC e estudar na modalidade Ead. Mas o contato afetivo, tão necessário e tão bonito, tornou-se mais difícil. Estar presente com meus avós, cuidar deles, contar piadas e escutar histórias. Tudo isso me faz muita falta. Falta essa que já não há mais solução. As últimas vezes que estive presente com meu avô, tivemos conversas que já soavam como despedida. Meu vô, que eu chamava de avôhai, que minha avó dizia que era meu pai duas vezes e que sempre esteve presente cuidando de mim. faleceu no início de junho. Hoje completa quatro meses de sua partida. Meu Vô Affonso era meio engenheiro, meio arquiteto, meio filosofo, meio jardineiro, meio cozinheiro e um grande pai para mim. Dele herdo todas essas meias coisas que ele era. Um pouco filosofa, um pouco cozinheira, um pouco jardineira e tantas outras coisas que ele me ensinou. A vida é transitória e eu entendo isso. Sigo fazendo todas essas coisas que ele me ensinou, guardando na lembrança todos os momentos que tivemos e honrando todo o orgulho que ele tinha de mim em relação aos estudos. O Vô Affonso sempre dizia que devíamos viver com alegria. Recordo disso todo santo dia e todo santo dia sou grata por ter tido a presença dele na minha vida.


Lidiane Campos Villanacci, graduanda em psicologia. Diário produzido na disciplina de Grupos e Instituições no primeiro período de ensino remoto emergencial [UFSJ, 2020].


85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fim de jogo

Para Gloria

bottom of page