top of page
  • Nesc

Liberdade


Fotografia de Bia Domingues, 2020.


Entre tantas coisas ruins, a quarentena e o isolamento social nos faz refletir no quanto algumas sensações eram maravilhosas de sentir. Entre todos os sentimentos e sensações, a que sinto mais falta é a minha liberdade. Sempre fui tão livre e, em muitos momentos da minha vida, já sonhei em ter asas para voar. Mas, durante este tempo, percebi que ter liberdade é muito mais do que poder estar em qualquer lugar, é fazer o que se tem vontade. É ter livre arbítrio, é ter o direito de ir e vir, é ter coragem e autenticidade. Ter liberdade também significa ter responsabilidade. Ser livre é não depender nem emocionalmente e nem financeiramente de ninguém. É não ter medo de andar nas ruas, mas é muito mais não ter medo de se mostrar como se é de verdade. É, portanto, ter autonomia para agir e pensar como quiser, sem ser tolhida, é ter espontaneidade na vida. Eu acho que é mais fácil ser livre sozinha mas, não tenho dúvidas, que a melhor forma da liberdade é aquela que se encontra, quando alguém te permite ser livre mesmo estando juntos em um relacionamento. Pois, o amor verdadeiro, é um livre sentimento. Ter liberdade é não ser escravo do passado e nem carregar a ansiedade do amanhã. É não se sentir sufocada em nenhum lugar, é poder sonhar. Rubens Alves já dizia "o vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso amar o vazio. Porque o voo só acontece se houver o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram." Eu concordo com o poeta e, já fiz minha autorreflexão, não quero viver em gaiolas, prefiro as incertezas, as inseguranças, o medo do novo e dos vazios. Prefiro ser surpreendida pela vida, quem sabe no fim do túnel há uma maravilhosa saída? Quero continuar tendo minha liberdade, ainda que neste momento para algumas coisas ela esteja limitada, percebi que essa sensação está dentro de mim. Eu me sinto livre, mesmo estando em casa trancada. Continuo podendo amar, pensar, escrever e de todas as formas me manifestar. E, cheguei a conclusão, que saúde, liberdade e amor são para mim essencialidades. Seguirei sonhando com minhas asas e meu coração, quem aí também sente falta de alguma sensação?


[Jamyle Calencio Grigoletto, Brasília/DF, 04 de maio de 2020].


162 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fim de jogo

Para Gloria

bottom of page