top of page
  • Nesc

44. Olhar de girassol

Atualizado: 29 de abr. de 2021


Fotografia de Nataniel Kaoru, acadêmico da UFSJ. Mais fotografias podem ser encontradas em seu instagram @natakaoru.jpeg.



Meus olhos cansam mais fácil agora com tantas telas precisas para olhar. Olho para meus professores, olho para meus colegas, olho para meus amigos, olho pelo meu lazer. A tela traduz o tempo todo, o dia inteiro. Eles se cansam das leituras que preciso ler para as aulas e para o trabalho. Se cansam das videochamadas com os amigos e familiares que morro de saudade. Se cansam das séries e realytis que vejo para distrair. Se cansam das aulas que ansiava em aprender. No final do dia eles repousam em total escuridão, mas parece que o cansaço continua e que uma boa noite de sono não é o bastante para revigorar. Como continuar com esse desgaste que me cega de tudo que pode ser aproveitado? Ainda bem que tenho quintal e uma gatinha chamada Cacau. Com eles consigo me conectar de verdade. O olhar da gata me dá o afeto e o escape que necessito como anseio de liberdade. Anseio esse que transpassa o conceito simples de ser livre. Anseio pela liberdade de olhar no olho, de encostar pele com pele, de conversar sem delay na rede. Cacau é livre pra ir e vir em qualquer canto do mundo, mas ela fica. Eta liberdade que curto de olhar todos os dias pois com ela eu viajo junto. Ela vai mas sempre volta. Olhos amarelos da cor de girassol me olham com amor e carinho sempre. Essa troca me salva todos os dias. Já prometi pra ela que vou leva-la para ver os melhores parques de São Paulo que tenham terra, que ela adora cavoucar e se sujar, como troca pelo o que ela tem me feito nesse isolamento. Não me canso de olhar o quão bom é ser livre pra sair por aí sem medo. Pelo menos sem medo de pegar ou espalhar uma doença. Anseio para poder gatunar por aí quando for possível. Só aí meus olhos não irão se cansar tanto, já que vou aposentar por um tempo as telinhas. Só pra compensar. Não quero só enxergar por onde vou, quero realmente olhar por aí.


Mariana Nunes Estevez, Estudante de Psicologia na UFSJ, São Paulo, SP. [março de 2021]


53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page